segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A evasão de estudantes na universidade pública.


A Universidade cria programa para combater a retenção e evasão de estudantes de seu quadro discente. O programa institucional envolve a pesquisa das razões para tais fatos, supondo que essas razões só se encontram na universidade. Concordo plenamente que parte das razões para tais ocorrências se encontram dentro da universidade, são estudantes desinteressados por aulas pouco motivadoras ou interessantes, e ainda professores desmotivados pelas condições de trabalho sem reconhecimento na universidade pública.

A direção da universidade solicita às unidades acadêmicas que participem deste programa interno e que isso irá beneficiar os institutos e faculdades com a inserção no programa. Mas como isso se dará se essas medidas internas dentro da universidade são somente 50% do que deve ser feito para melhorar os índices de aprovação na universidade? Não se pode esquecer que os estudantes universitários de hoje são os estudantes do ensino fundamental e médio de alguns anos atrás. Nossos estudantes são egressos de cursos que preparam pessoas cada vez menos capazes para adentrar no ensino superior.

Portanto um programa desse tipo precisa focar em como preparar estudantes no ensino fundamental e médio para que tenham o conhecimento básico suficiente para acompanhar um curso superior. É preciso de um conhecimento mínimo da língua materna e de como redigir um texto, além de bons conhecimentos de disciplinas básicas como biologia, física, matemática, química, história, geografia, uma língua estrangeira e atualidades. Como se exigir isso de um estudante que lê pouco?

Não é possível se exigir a mesma prova generalista em um exame de ingresso à universidade para um estudante de medicina e outro de engenharia. É preciso se ensinar o básico nos níveis fundamentais e médio para que no curso superior o estudante tenha um conhecimento compatível com o que se espera dele na universidade. E é claro, dependendo da carreira, os conteúdos básicos são diferentes. O que vai ser feito no ensino fundamental e médio para que os estudantes cheguem aqui bem preparados? Alguma sugestão?

Nossos estudantes estão abaixo da crítica, e se acostumam a um processo de decorar assuntos e não de compreender para poderem explicar aos seus colegas e professores o que observaram no decorrer de um experimento em uma aula de laboratório. Aprender é muito diferente de decorar, quem decora perde a capacidade de resolver problemas diferentes daqueles apresentados pelo professor. O estudante precisa aprender que existe uma curva de aprendizado para tudo, esta curva de aprendizado exige dele tempo, dedicação e disposição em aprender. Não importa o quanto o professor utilize de técnicas de ensino aprendizagem, a base do estudante é muito importante para o desenvolvimento pleno do aprendizado em qualquer nível.

Será que a universidade esquece de que a outra metade do processo de aprendizagem depende da bagagem que o estudante traz do ensino fundamental e médio? Neste programa de retenção e evasão de estudantes vai ser executado algum trabalho para se oferecer ensino fundamental e médio da forma que necessitamos na universidade? Ou será que a universidade tentará tapar todas as lacunas que os estudantes trazem para dentro da universidade? Se for assim, não conseguiremos ministrar os conteúdos preconizados pelos currículos mínimos do MEC para que os estudantes saiam daqui aptos a exercer uma profissão. Hoje já fazemos o impossível, milagre colegas, demora um pouco mais.  Ou irá a universidade adotar também aprovação compulsória como já sucedeu no ensino fundamental e médio?

Prof. José Roberto Camacho
UFU – Engenharia Elétrica
jrcamacho@ufu.br

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