domingo, 29 de dezembro de 2013

Pedágio, quanto custa?


O governo anuncia a privatização das rodovias que nos cercam. Nem uma palavra sobre a diminuição de impostos que incidem sobre os veículos, combustíveis, lubrificantes, peças e de circulação dos veículos. Afinal o nosso país é o campeão da poli tributação sobre um mesmo bem. O incrível é que os consumidores aceitam pagar pedágio numa boa, todos são unanimes em afirmar que o pedágio não é tão ruim se as rodovias ficarem bem conservadas.
     Os consumidores se esquecem de que o valor pago para transitar nas rodovias incidirá sobre todos os bens que trafegam por ela, e sobre o frete para o transporte desses bens. Ora bolas, o valor do pedágio acabará indo parar no valor de praticamente tudo o que compramos no dia a dia. Porque no Brasil, praticamente tudo é transportado por via rodoviária dentro de caminhões. O aumento de pedágios no país, serão aproximadamente 17 para ir do Rio de Janeiro a Brasília via BR-040, fará com que os preços dos produtos transportados subam.  
     Alguém imagina que o valor do pedágio não terá influência sobre o arroz e o feijão que consumimos? Portanto não pagaremos mais caro só para transitar na rodovia, tudo ficará mais caro, pois tudo transita por nossas rodovias. Até grãos de soja “in natura” para exportação tem o seu preço influenciado pelos pedágios que os caminhões vão encontrar no caminho. Iremos pagar esse pedágio várias vezes e ninguém se apercebe disso.
      Estaria eu tendo visões ou isso é verdadeiro? Aí os enormes caminhões vão pelas estradas do país escolhendo caminhos estreitos e sinuosos para se livrarem dos pedágios e baratearem o custo do transporte. Esses veículos enormes provocam acidentes em estradas estreitas e mais uma vez pagamos a conta dos mortos, feridos e incapacitados nos acidentes. Os pedágios são muito mais caros do que o valor pago para uso das rodovias. Pois o custo de utilização das rodovias irá influenciar em tudo aquilo que usamos no dia a dia.
     Será que alguém já fez a conta do efeito multiplicador de tributação dos pedágios que proliferam em nossas rodovias pela incapacidade do estado em mantê-las? A manutenção das estradas pela iniciativa privada é um imposto que tem um efeito multiplicador devastador sobre a nossa economia. E depois dizem ao pagar pedágios pagamos somente pelo uso da estrada. Negativo este sobre preço irá parar em tudo que consumimos, é muito simplista analisar que pagamos simplesmente a conta pelo uso de um bem que deveria ser público.
     Este tipo de tributação tem um efeito avassalador sobre o bolso do brasileiro, e se o povo perde alguém está ganhando, e muito. Vocês já viram alguma concessionária de rodovia devolver a concessão ao governo federal porque estava tendo prejuízo? Imagine os ganhos de uma concessão da BR-040 dentro do Estado de Minas Gerais com onze praças de pedágio a R$ 3,60 cada com um tráfego de 7500 veículos por dia nesse trecho. Uma conta grosseira dá aproximadamente um faturamento de R$ 9 milhões por mês.
     Mas de quanto será o impacto da disseminação desta tributação sobre tudo o que consumimos? Qual será o verdadeiro custo disso? A maioria dos cidadãos brasileiros não entende porque o custo Brasil é tão alto. É porque quando se produz algo todo mundo quer tirar uma lasquinha da produção. É o governo e seus impostos, é a poli tributação embutida em tudo o que é privatizado e que deveria ser fornecido a partir dos impostos que já pagamos. Será que esses impostos governamentais que eram para a manutenção das rodovias vão desaparecer? Será?


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