domingo, 15 de dezembro de 2013

Transporte limpo.

     Esta semana me filiei a um grupo mundial de estudos o “IEEE Clean Transportation são pessoas que dividem comigo a mesma esperança, que enfim as grandes cidades do mundo optem por um transporte de massa limpo e sustentável. Em resumo, o transporte eletrificado sem emissão de poluentes. Tanto o transporte pesado para ampliar e diversificar as opções da malha de transportes, como para o transporte de passageiros para aliviar a poluição e sobrecarga do sistema que ainda na maioria das cidades utiliza ruidosos ônibus e caminhões movidos a óleo diesel.
      Vamos fazer umas contas, a cidade de Cuiabá, está implantando um sistema de VLT (veiculo leve sobre trilhos) com 22 kms de extensão a um custo de 1,4 bilhão de reais. O sistema terá 32 estações em duas linhas que se cruzam. Isso significa um custo aproximado de 64 milhões por km. Serão 40 composições de 44 metros cada, o equivalente a aproximadamente dois ônibus por viajem, com um intervalo de 3 minutos cada. O sistema será capaz de transportar até oito mil passageiros e cada estação ao ser integrada ao transporte por ônibus e carros de passeio na cidade deverá facilitar o deslocamento de pessoas entre os extremos da capital mato-grossense.
     Ao se observar os dados de tal empreendimento observa-se o alto custo de implantação do sistema. Mas é preciso considerar que é um sistema implantado para sempre, e que irá retirar das ruas milhares de veículos de passeio e ônibus. É um sistema não poluente, extremamente silencioso e que contribuirá para a qualidade de vida do cidadão comum. Este mesmo cidadão que saiu às ruas outro dia pedindo por retorno visível do imposto pago aos governos municipal, estadual e federal.
     É preciso que os planejadores públicos incluam o transporte limpo e silencioso nos planos de nossas grandes cidades para contribuirmos com a qualidade de vida. Melhor ainda, é necessário que estudos sejam feitos com antecedência para escolher o sistema que se adapte mais precisamente às condições de clima e relevo de nossas cidades.
     Antes que cheguemos ao ponto de colapso do sistema de transporte público por que hoje passam as grandes cidades em nosso país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) é preciso que corredores de transporte limpo sejam criados ao longo de nossas cidades que crescem a índices espantosos. Uberlândia é o quarto munícipio mais populoso do interior do Brasil e, portanto precisa pensar grande em termos de deslocamento interno de seus cidadãos, ou então estaremos fadados às mesmas mazelas que o transporte público já apresenta em outras grandes cidades.
     Não podemos nos esquecer da estrutura já montada em termos de corredores de ônibus e estações de embarque e desembarque já existentes em Uberlândia, e que já pode ser utilizada como infraestrutura existente para o barateamento de implantação deste novo sistema. O que fará com que o custo de implantação diminua sensivelmente. Sem dúvida o custo de implantação é alto, mas precisamos pensar em parcerias entre munícipio, estado e governo federal para viabilizar uma obra desta dimensão.
     Os nossos representantes nessas instâncias precisam uniformizar o discurso e reivindicar um sistema de transporte modelo para nossa cidade. É preciso também utilizar o estoque de conhecimento existente em nossa região para que se faça um projeto bem elaborado que seja mais uma referencia em transporte limpo em todo o país.

Publicado na Coluna Ponto de Vista
Jornal Correio de Uberlândia
Data: 30/12/2013


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