domingo, 24 de março de 2013

O livro e a leitura.

Se você procura uma companhia para todas as horas, que sempre tem as mais lindas palavras para te oferecer, este acompanhante fiel é o livro. A tecnologia está mudando o hábito da leitura e muitas pessoas não tem mais tempo para o prazer de folhear as páginas de um bom livro. Quando não estou em casa sempre carrego o meu exemplar para matar o tempo durante minhas viagens. É indescritível o prazer que se tem ao se ler um bom enredo, descobrem-se grandes personalidades em biografias, e grandes histórias na própria história escondida nos depoimentos de pessoas e de testemunhas de determinado fato.

Ao se ler um livro abrem-se portas e janelas de um mundo novo, sempre tenho um à minha cabeceira, e os meus preferidos são as biografias e os fatos históricos narrados por testemunhas. No livro está aquele lugar que você nunca foi e talvez nunca vá, estão as pessoas que você nunca encontrou e provavelmente nunca encontrará, pois muitas delas já não existem mais, mas através deles, quer sejam em brochura ou capa dura você descobre lugares e personalidades que imaginava completamente diferentes.

O aprendizado acontece em cada palavra, em cada frase ou encadeamento de ideias, ou seja, aprende-se muito lendo, é preciso, portanto, que nossos jovens deem enorme valor ao conhecimento das palavras para que as entendam e façam bom uso delas. Já não se cultua mais uma boa leitura e muita gente não dá valor ao conhecimento desta ciência que é o encadeamento de palavras e frases. Segundo estatísticas a quantidade de livros lida per-capita vem caindo em nosso país, o brasileiro lê pouco.

Entre 2007 e 2011 o hábito de leitura caiu 9,1% no Brasil, a leitura perdeu espaço para a TV, filmes em DVD, e a internet para diversão. Este é um dado crítico, pois neste mesmo período a população brasileira aumentou 2,9%. Segundo estas estatísticas os homens e mulheres dividem igualmente o prazer pela leitura no Brasil, e menos da metade da população tem o hábito de ler. As regiões que leem acima da média nacional são o Nordeste e o Centro-Oeste, estando o Sudeste dentro da média e as regiões Norte e Sul abaixo da média.

O costume da leitura deve ser iniciado desde a mais tenra idade, já na pré-escola, e cultuado ao longo de toda uma vida. Muitos pais procuram oferecer aos seus filhos esta oportunidade quando a iniciativa não parte da própria escola. A prática contínua da leitura produz pessoas mais esclarecidas que escrevem bem e possuem um extenso vocabulário para transmitir suas ideias.

Em resumo, um bom profissional ou uma pessoa que possui boa argumentação é sempre um devorador de livros. A compreensão do que se lê para o aprendizado passa pelo conhecimento do significado das palavras e da perfeita interação entre elas. Algumas escolas já possuem a prática de solicitar a professores e alunos que leiam pelo menos um livro por semana. Isto é muito salutar, pois o processo de ensino e aprendizagem passa, sem sombra de dúvida, pelo conhecimento do significado do que se lê e pela forma ortográfica correta.

É preciso que todas as instituições que oferecem ensino pré-escolar cultuem a prática de leitura para que nossas crianças evoluam na educação, pois as primeiras letras são de fundamental importância na formação do cidadão. É incrível, mas os livros de estória que nossos filhos levam para casa na alfabetização pré-escolar fazem toda a diferença na aquisição do prazer pela descoberta de novas palavras, frases e na compreensão das ideias, desde o primeiro e segundo graus até o ensino profissionalizante e a universidade.

Publicado na Coluna Ponto de Vista
Jornal Correio de Uberlândia
Data: 23/03/2013

Nenhum comentário: